top of page
Buscar

Comerciantes mineiros mais otimistas para vendas no Dia das Mães




Neste Dia das Mães, dado comercial mais importante do ano depois de Natal, 46,4% dos empresários do comércio de Minas Gerais, esperam vender mais do que no ano passado. As informações são da pesquisa Expectativa de Vendas Dia das Mães 2025, realizada pelo Núcleo Pesquisa & Inteligência da Fecomércio MG. O período que envolve o Dia das Mães afetou 79,3% das empresas do comércio varejista de Minas Gerais.


ree

A estimativa positiva deste ano é maior do que no ano passado, quando 31,3% dos comerciantes apostaram no aumento das vendas, em 2025 este valor é de 46,4%. Em contrapartida, neste ano, o percentual de empresas que esperam piora nas vendas nos dados é de 19,6%, em 2024 somou 9,5%.



Gabriela Martins, economista da Fecomércio MG, ressalta que as expectativas para o Dia das Mães de 2025 são promissoras para o comércio varejista mineiro. “Este ano 78,8% dos empresários do comércio varejista de Minas Gerais esperam que as vendas do período que abrangem o Dia das Mães sejam iguais ou melhores do que as do ano passado. Esse é um resultado muito positivo, visto que em 2024 já observamos boas vendas. Para aqueles que esperam as vendas melhores, o otimismo e a esperança, seguido do valor afetivo da dados e o aquecimento do comércio são os motivos mais apontados. Em compensação, os empresários que esperam vendas piores este ano justificam essa expectativa devido a a crise econômica, consumidor mais cauteloso, a baixa nas vendas do 1º trimestre e o valor alto dos produtos”, explica Gabriela.



A melhora na expectativa de vendas para o Dia das Mães em 2025 representa uma recuperação do otimismo dos comerciantes para a data, depois da queda em 2024 em relação a 2023, ano em que 61,3% estimaram alta nas vendas em relação ao ano anterior, animados pela transação do comércio no pós-pandemia.



A pesquisa fornece que 6,9% dos comerciantes farão contratações temporárias para reforçar o atendimento dos clientes. Em 2024, 8,1% das empresas faziam contratações. Os dados do Dia das Mães deste ano mostram o avanço das vendas pela internet, com mais de 70% dos estabelecimentos informando que também irão vender online. O aplicativo Whatsapp concentra 90,7% das empresas e o Instagram, 48,8%.



Para as empresas que apostam em desempenho de vendas superior ao do ano passado, o motivo do aumento das vendas é otimismo/esperança seguida de valor afetivo dos dados.


Entre os estabelecimentos que preveem vender menos do que em 2024, os motivos para o desempenho pior são a crise econômica, o comportamento mais cauteloso dos consumidores e o baixo desempenho do primeiro trimestre. Conforme 48% dos comerciantes, o gasto médio no Dia das Mães deverá ficar entre R$ 70,00 e R$ 200,00.



Num dado em que se destacam as vendas de artigos como vestuário, calçados, adornos pessoais, decoração/lar, artigos do lar e perfumaria, a pesquisa anunciada as projeções de vendas por segmentos de comércio. Em tecidos e vestuário, as vendas de roupas devem se destacar com 59,6%, seguidas por calçados, com expectativa de participação das vendas do segmento de 19,1%.



No segmento de produtos farmacêuticos, as projeções dos lojistas destacam as vendas de perfumes e cosméticos com 69,4% de participação e cesta de presentes (19,4%). Já supermercados e afins apostam nas vendas puxadas pelas carnes (23,2%) e móveis domésticos (14,3%).



Entre as ações de vendas a serem empregadas na data, as liquidações/promoções serão impostas por 26,1% dos empresários, as propagandas por 23,3% e o atendimento diferenciado por 17,3%.


Uma pesquisa mostra que a região do estado em que o Dia das Mães mais afeta o comércio é a Jequitinhonha/Mucuri (95%) seguida da região Central (90,48%).



Sobre a Fecomércio MG


A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) é a principal entidade representativa do setor de comércio de bens, serviços e turismo no estado, que abrange mais de 750 mil empresas e 51 sindicatos. Sob a presidência de Nadim Elias Donato Filho, a Fecomércio MG atua como porta-voz das demandas do empresário, buscando soluções através do diálogo com o governo e a sociedade. Outra importante atribuição da Fecomércio MG é a administração do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Minas Gerais. A atuação integrada das três casas fortalece a promoção de serviços que beneficia comerciantes, empresários e a comunidade em geral, a partir de suas diversas unidades distribuídas pelo estado.


Desde 2022, a Federação tem se destacado na agenda pública, promovendo a divulgação sobre a importância do setor para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais. A Fecomércio MG trabalha em estreita colaboração com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, para defender os interesses do setor nos âmbitos municipal, estadual e federal. A Federação busca melhores condições tributárias para as empresas e celebra convenções coletivas de trabalho, além de oferecer benefícios que visam o fortalecimento do comércio. Com 86 anos de atuação, a Fecomércio MG é fundamental para transformar a vida dos cidadãos e contribuir para a economia mineira.

 
 
 

Comentários


  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
  • TikTok
Copyright ©RONALDOFISH | 2024 - Todos os direitos reservados.
 
bottom of page