top of page
Buscar

Festival um o melhor do jazz em meio à natureza de Tabuleiro, em Conceição do Mato Dentro (MG), com nomes internacionais e nacionais da música -

Foto Gabriel Loyola


Festival Tabuleiro Jazz chega à 5ª edição, com atrações internacionais e a participação de grandes mestres bateristas da música mineira




A quinta edição do Tabuleiro Jazz Festival, evento que é o melhor do jazz à natureza exuberante de Conceição do Mato Dentro, em Minas Gerais, acontece de 21 a 27 de julho, com a mesma receita de sucesso das edições anteriores: line up com grandes atrações do Brasil e exterior – algumas das inéditas no país, além de oficinas de música, atividades de educação ambiental, e feira gastronômica regional.




Mostra


Entre as atrações da edição deste ano está Scott Kinsey, um dos mais requisitados tecladistas norte-americanos, que se apresentará com Pedro Martins, jovem guitarrista brasileiro e uma das grandes sensações do jazz mundial nos últimos anos. Os dois artistas, que já trabalham juntos em Los Angeles, se unem a um grande ritmo seção da música instrumental brasileira atual, com a participação de Michael Pipoquinha (baixo) e Renato Galv Santos (bateria).




Convidados do Tabuleiro Jazz Festival, o saxofonista americano Harvey Wainapel e o violonista pernambucano Carlos Oliveira, que realizam um trabalho de parceria há 40 anos, se juntam a Bruno Teixeira (flauta) e Túlio Araújo (pandeiro) para mostrar a riqueza e diversidade da música brasileira, em composições autorais e de grandes nomes como Toninho Horta, Dori Caymmi e Zé Keti.




O festival traz também show do trombonista e compositor australiano Adrian Mears. Conhecido por sua sofisticação polirrítmica e aspirações criativas, Mears convida ao palco o norte-americano William Evans, pianista que trabalhou com grandes músicos de jazz, como Dizzy Gillespie. Os dois se juntam a Stephan Kurmann (baixo), Cyrano Almeida (bateria) e Tales Bibiano (percussão), para formar um quinteto que vai fazer o público vibrar com composições originais moldadas por décadas de exploração dos ritmos africanos e brasileiros dentro do idioma do jazz.




Outra atração internacional é a cantora chilena Natália Bernal, que traz uma fusão do jazz com as tradições folclóricas andinas e sul-americanas.


Bernal se apresenta ao lado de Jason Ennis (violão e guitarra), num encontro com o Gustavo Figueiredo Trio, formado por Gustavo Figueiredo (teclados), Nathan Morais (baixo) e Bruno Souza (bateria).




A programação inclui ainda apresentação do grupo PianOrquestra que, com muita criatividade e uso de luvas, baquetas, palhetas de violão, fios de náilon, exclusivas de borracha, peças de metal, madeira, tecido e plástico, explora as infinitas possibilidades de timbres e sonoridades produzidas pelo piano, modificando o instrumento em sua própria orquestra. O PianOrquestra tem direção musical de Claudio Dauelsberg, que se apresenta ao lado de Verônica Fernandes, Nathália Martins, Matheus Kern e Mako Tanaka. O concerto contará com a participação especial do multi-instrumentista Paulo Santos, do grupo Uakti.




Também se apresenta no Tabuleiro Jazz Festival o Arthur Rezende Sexteto. Acompanhado por Bruno Teixeira (flauta), João Paulo Lopes (sax tenor e soprano), Luiz Camporez (guitarra), Lucas Demoro (piano) e Camila Rocha (baixo elétrico), o baterista e compositor mineiro Arthur Rezende traz um repertório autoral que mostra a rica influência da música mineira e do jazz contemporâneo, além de clássicos do Clube da Esquina.




Homenagem


Um dos destaques desta edição é uma homenagem aos grandes mestres bateristas que tiveram importante contribuição na música mineira. São artistas que fizeram história no cenário musical mineiro e brasileiro desde a década de 60: Valtinho, Paulo Braga, Pascoal Meirelles, Robertinho Silva, Nenê, Laércio Vilar e Esdra “Neném” Ferreira. O grupo foi escolhido para receber este ano o Prêmio Carlos Brandão, concedido pelo Festival.




De acordo com o curador do Festival, Aliéksey Vianna, a ideia da homenagem surgiu na edição de 2024, durante a passagem de som do show de Nivaldo Ornelas. “Ao ver o Paulo Braga tocando, eu e o baterista Lincoln Cheib começamos a conversar sobre a história e a importância dos bateristas mineiros e também de outros brasileiros que se desenvolveram muito para a música de Minas e para o jazz.”, explica.




Do grupo dos sete bateristas homenageados, seis deles - Paulo Braga, Pascoal Meirelles, Robertinho Silva, Nenê, Laércio Vilar e Esdra Neném Ferreira - vão participar do show na noite de sábado, mostrando o talento e força de sua música, acompanhados pela banda formada por Harvey Wainapel (sax), Magno Alexandre (guitarra) e Írio Júnior (piano), sob a direção musical de Enéias Xavier (baixo).




Cultura regional


O Tabuleiro Jazz Festival traz ainda apresentação de artistas locais e regionais, como os músicos Caxi Rajão e Renato de Carvalho.´


Manifestações culturais e religiosas da cidade, como a Marujada, que reúne devotos de Nossa Senhora do Rosário, mostrando uma tradição secular no combate dos bastões e na dança ao som de violas, pandeiros, tambores e pífanos, também estão na programação.




Outra atração é a apresentação do grupo de dança Clã Destinos.


Tizumba


A programação será encerrada com show solo do multi-instrumentista e compositor Maurício Tizumba.




Programação


A abertura do Festival será realizada no dia 24 de julho, na Igreja Matriz em Conceição do Mato Dentro. Nos dias 25 e 26 de julho, o evento acontece no palco principal no Distrito de Tabuleiro (Rua Eloi Chaves, s/n).


No dia 27 de julho, as apresentações ocorrerão no teatro de arena de Tabuleiro e na sede do Parque Natural Municipal do Tabuleiro.



Dia 24/07 (quinta-feira) – Conceição do Mato Dentro - Igreja Matriz


- 20h - Carlos Oliveira e Harvey Wainapel Quarteto


- ⁠21h30 - PianOrquestra (parte especial Paulo Santos)




Dia 25/07 (sexta-feira) – Distrito de Tabuleiro – Palco Principal


- 21h30 - Sexteto Arthur Rezende


- ⁠23h15 - Adrian Mears Brazilian Dreams (part. especial William Evans)




Dia 26/07 (sábado) - Distrito de Tabuleiro – Palco principal


- 20h30 - Natália Bernal e Jason Ennis encontram Gustavo Figueiredo Trio


- 22h15 - Os Grandes Mestres Bateristas da Música de Minas


- ⁠00h30 - Scott Kinsey e Pedro Martins convidam Michael Pipoquinha e Renato Galv Santos




Dia 27/07 (domingo)


- 11h - Grupo de Dança Clã Destinos - Sede do Parque do Tabuleiro


- ⁠12h - ⁠Caxi Rajão e Renato Carvalho - Sede do Parque do Tabuleiro


- 15h - Marujada Rosário de Maria - Cortejo na Vila do Tabuleiro


- 16h - Maurício Tizumba - Teatrinho de Arena da Vila do Tabuleiro




Oficinas de música


Uma das propostas do festival é trabalhar a formação musical, com oficinas gratuitas, que acontecem de 21 a 25 de julho . Entre elas estão a oficina de Criação e Prática de Conjunto, de 20 às 22h30, no Cine Paroquial, com o professor Felipe José, aberta a músicos, estudantes de música e especificamente em práticas vocais e instrumentais; o workshop de Harmonia Funcional, das 17h30 às 20h, na Casa de Cultura, com o professor Júlio Marques, dirigido a instrumentistas e cantores; e a oficina de Percussão e Experimentação Sonora, das 17 às 20h, no Cine Paroquial, com o professor e multi-instrumentista do UAKTI, Paulo Santos, abordando aspectos rítmicos da técnica de percussão desenvolvida pelo grupo. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail tjf@minueto.com .




Intervenções visuais


Uma série de intervenções visuais foi programada para o festival, com curaria de Deco Lima. Uma delas é a instalação “Cachoeira de Fitas” da artista Juliana Macedo, que poderá ser vista na entrada do evento. A “Tela em Transe” traz projeções de filmes em tela pelo artista Nélio Costa.




Integrantes do “Circo do Sufoco” também circularão pela plateia, interagindo com o público do festival.




Meio ambiente - Oficinas para adultos e crianças


A cada ano, o festival traz uma programação que envolve preservação e educação ambiental. Em 2025, as atividades tratarão da correta gestão de resíduos sólidos e da conscientização sobre a importância da proteção à fauna.




Fazem parte da programação um workshop de Observação de Aves que será realizado no dia 26 de julho, sábado, no Parque do Tabuleiro. A atividade inclui palestra, ministrada por Lucas Carrara, especialista em monitoramento ambiental e observação de aves nas trilhas com o ecólogo Douglas Trent. Os participantes sairão de Tabuleiro com destino ao Parque às 15h e retornarão às 17h30.




No dia 25, às 16 horas, no Teatro de Arena de Tabuleiro, haverá também o workshop infantil “A cadeia alimentar”, com contação de histórias e gincana, dirigido a crianças entre 5 e 10 anos. O número de vagas é limitado a 20 participantes.




A programação é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail tjf@minueto.com .




O ecocopo, criado na primeira edição do evento, também continua a ser oferecido nesta edição como opção para reduzir o uso de copos exclusivos.




Feira Gastronômica


A feira do festival já é uma tradição, privilegiando a culinária e a comunidade local, a qualidade e a diversidade. Não pode faltar o tradicional pastel de angu de Conceição do Mato Dentro, entre outros pratos mineiros.




Festival de Jazz Tabuleiro


O Tabuleiro Jazz Festival, lançado em 2018, já realizou quatro edições com a participação de artistas de todo o mundo, entre eles Kenny Baron, Paul McCandless, Sheldon Brown, Kevin Hays e Paul Hanson (EUA), Nguyen Lê (França/Vietnã), Maria João (Portugal), Aydin Esen (Turquia), Rez Abassi (Paquistão), Stephan Kurmann (Suíça) e Nat Su (Camarões).




Também já passaram por grandes nomes da MPB e da música instrumental brasileira, como Hermeto Pascoal, Toninho Horta, Nivaldo Ornelas, Joyce, Wagner Tiso, Carlos Malta e Pife Muderno, Juarez Moreira, André Dequech, Gabriel Grossi, Michael Pipoquinha e André Mehmari.




Em 2024, mais de quatro mil e quinhentas pessoas acompanharam a programação.




O evento conta com o patrocínio da prefeitura municipal de Conceição do Mato Dentro e da Anglo American. A produção é do Minueto.




Serviço:


Festival de Jazz do Tabuleiro – Ano V


21 a 27 de julho – Conceição do Mato Dentro


Palco principal - Rua Eloi Chaves s/n – Distrito de Tabuleiro


Espetáculos/atrações/oficinas ambientais - 24 a 27 de julho


Oficinas de música - 21 a 25 de julho


Entrada franca


Instagram: @tabuleirojazzfestival

 
 
 

Comentários


  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
  • TikTok
Copyright ©RONALDOFISH | 2024 - Todos os direitos reservados.
 
bottom of page