Programa “O que é…?” retorna ao Inhotimcom reflexões sobre justiça
- pennaxavier
- 20 de mar.
- 4 min de leitura
Filósofo e engenheiro ambiental Malcom Ferdinand e o artista Raphael Escobar são os
convidado da edição que aborda diferentes perspectivas sobre o tema
Brumadinho, MG – No dia 23 de março de 2025, domingo, o Instituto Inhotim dá continuidade ao programa “O que é…?” , trazendo como tema a pergunta “O que é justiça?” . Criado para estimular reflexões a partir de diferentes linguagens e áreas do conhecimento, trata-se de um espaço de encontro e debate no qual o público é convidado a explorar novos significados e interpretações para questões essenciais para a sociedade contemporânea. Nesta edição, a programação reúne o filósofo e engenheiro ambiental Malcom Ferdinand (Martinica) e o artista Raphael Escobar (São Paulo), que apresentam abordagens complementares sobre o conceito de justiça, explorando dimensões ambientais, sociais e culturais.

A primeira atividade, “Que justiça para se amar a Terra” , acontece às 10h30 na Galeria Praça. Nela, Malcom Ferdinand propõe uma reflexão a partir de um trabalho de longa duração sobre os pesticidas no Caribe (Martinica e Guadalupe), no qual aborda as formas e a justiça da justiça frente a uma Terra permanentemente perturbada. Amar o planeta é uma proposta política de justiça para os humanos que, em sua conceituação e formulação, implica outra maneira de habitar e fazer o mundo.
Às 15h, a programação segue com a conferência-performance “Som da Maloka” , de Raphael Escobar, na Igrejinha. A obra sonora e documental é fruto de uma colaboração com MC Kawex, Denis Alberto, MC Meia Noite, Pagode na Lata e Blocolândia. O objetivo é contar a história cultural e musical da Cracolândia de São Paulo e apresentar algumas das forças e resistências que surgem daí. O projeto cria uma contranarrativa sobre o território, utilizando músicas compostas por pessoas que frequentam e fazem parte de coletivos ou projetos culturais da região.
"Em 2025, além de um pouco de justiça, vamos trazer palavras como desejo, imaginação e semente como motes de perguntas que envolvem conversas, visitas, apresentações artísticas e performances. E a presença cada vez mais potencializada e ampliada dos visitantes do Inhotim, que podem conhecer os acervos de arte e natureza, mas também participar dessa programação tão potente que convida a aguçar a nossa curiosidade e pensar que sempre é possível perguntar um mais, investigar mais. Isso sempre na companhia de convidados e convidadas de altíssimo nível, nacionais e internacionais, que estão ajudando a pautar debates super importantes na atualidade”, conta João Paulo Andrade, gerente de Educação do Inhotim.
Sobre o programa “O que é…?”
O programa “O que é…?” teve sua estreia em 2024 com o objetivo de instigar o público com perguntas que geram novas possibilidades de interpretação e debate. Com uma proposta interativa e interdisciplinar, a iniciativa se estrutura a partir dos pilares do Inhotim – Arte, Natureza e Educação – e propõe experiências que vão além da simples busca por respostas, incentivando um olhar expandido sobre temas fundamentais.
Ao longo do último ano, o projeto trouxe questões como “O que é um sonho?”, “O que é transmutar?”, “O que é um rio?”, “O que é uma pedra?”, “O que é uma planta?” e “O que é o tempo?”, reunindo nomes como Ricardo Aleixo, Anelis Assumpção, Sidarta Ribeiro, Ava Rocha, Brigitte Baptiste, UÝRA e Emanuele Coccia. A cada edição, diferentes linguagens – como conferências, performances, espetáculos, oficinas e visitas mediadas – são exploradas para ampliar a experiência do público.
O programa “O que é…?” segue como um espaço de experimentação e troca, oferecendo ao público novas formas de pensar e sentir o mundo por meio do diálogo entre arte, filosofia, ciência e cultura popular. O projeto conta com o apoio da Vale como Mantenedora Master e tem parceria institucional com a Embaixada da França no Brasil.
SERVIÇO
O que é justiça?
10h30: Que justiça para se amar a Terra , com Malcom Ferdinand (Martinica)
Duração: 1h30 minutos | Local: Galeria Praça | Classificação Indicativa: Livre
15h: Som da Maloka , com Raphael Escobar (SP)
Duração: 35 minutos | Local: Igrejinha | Classificação Indicativa: Livre
INSTITUTO INHOTIM
INFORMAÇÕES GERAIS
HORÁRIOS DE VISITAÇÃO
De quarta a sexta-feira, das 9h30 às 16h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30.
Nos meses de janeiro e julho, o Inhotim funciona também às terças.
ENTRADA
Inteira: R$ 60,00 | Meia entrada*: R$ 30,00.
*Veja as regras de meia entrada no site: www.inhotim.org.br/visite/ingressos/
ENTRADA GRATUITA
Inhotim Gratuito : acesse o guia especial sobre a gratuidade no Inhotim.
Moradores e moradoras de Brumadinho cadastrados no programa Nosso Inhotim; Amigos do Inhotim; crianças de 0 a 5 anos; patronos, patrocinadores e instituições parceiras do Inhotim não pagam entrada;
Quarta Gratuita Inhotim: todas as quartas-feiras são gratuitas;
Domingo Gratuito: último domingo do mês é gratuito;
LOCALIZAÇÃO
O Inhotim está localizado no município de Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte (aproximadamente 1h15 de viagem). Acesso pelo km 500 da BR-381 – sentido BH/SP. Também é possível chegar ao Inhotim pela BR-040 (aproximadamente 1h30 de viagem). Acesso pela BR-040 – sentido BH/Rio, na entrada para o Retiro do Chalé.
ASSESSÓRIA DE IMPRENSA
Instituto Inhotim
Amanda Viana | amanda.viana@inhotim.org.br | +55 31 99764-6440
Agência - Doizum Comunicações
Mayra Lopes | mayralopes@doizum.com | +55 31 99795-0364




Comentários