Projeto Segunda no Cine retorna com curadoria que revela os bastidores da sétima arte
- pennaxavier
- 2 de mai.
- 2 min de leitura
Temporada 2025 convida o público a explorar os elementos fundamentais do cinema, com sessões no Cine Theatro Brasil, na Praça Sete

O projeto Segunda no Cine retorna em 2025 com uma nova temporada de sessões semanais e uma proposta curatorial que convida o público a ir além da experiência da sala escura. Com sessões às segundas-feiras, no Cine Theatro Brasil, no Centro de BH, a mostra será dividida em ciclos mensais que iluminam os bastidores da criação cinematográfica. Cada ciclo foca em um aspecto específico da linguagem do cinema – como direção, roteiro, fotografia e representações – e propõe um mergulho nos mecanismos que constroem a magia da sétima arte.
A nova temporada começa nesta segunda-feira (5/5), com o ciclo “A Construção de Ícones do Cinema” e a exibição de O Garoto (1921), de Charlie Chaplin. A sessão será especial, com trilha sonora ao vivo e com comentários de José Ricardo Miranda Jr., no Teatro de Câmara. Nas semanas seguintes, haverá ainda Edward Mãos de Tesoura (1990), de Tim Burton, Laranja Mecânica (1971), de Stanley Kubrick, e Os Caça-Fantasmas (1984), de Ivan Reitman. A cada sessão, o público é convidado a refletir sobre as escolhas estéticas e narrativas por meio de comentários e debates com convidados especializados.
Nos meses seguintes, a programação segue com propostas que atravessam o surrealismo, o cotidiano e a política. Em junho, o ciclo “A Escrita sob o Limite da Realidade” destaca roteiros que rompem com estruturas convencionais e expandem as possibilidades da narrativa.
Julho é dedicado à juventude e suas representações, reunindo filmes que abordam amadurecimento, conflitos geracionais e afetos. Agosto traz uma seleção centrada no papel da direção, enquanto setembro enfoca a direção de fotografia, com filmes que transformam a imagem em linguagem. A temporada se encerra com os ciclos de novembro e dezembro, que celebram os 130 anos do cinema com uma seleção de clássicos e obras brasileiras fundamentais.
O Segunda no Cine é o projeto que tem o patrocínio do Instituto Unimed-BH, Vallourec e Ministério da Cultura do Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e realizado pelo Cine Theatro Brasil e Ministério da Cultura. Mais do que uma mostra de filmes, a iniciativa é um convite à formação de repertório, à escuta crítica e à descoberta de novas leituras possíveis sobre o cinema. Um espaço para pensar a arte cinematográfica em toda a sua complexidade e beleza.
Sobre o Instituto Unimed-BH
O Instituto Unimed-BH completou 22 anos em 2025 e conta com o apoio de mais de 5,7 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, valorizando espaços públicos e o meio ambiente, através de projetos patrocinados em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura.
Serviço
Segunda no Cine – Temporada 2025
Local: Cine Theatro Brasil (Av. Amazonas, 315 - Centro, Belo Horizonte - MG)
Quando: Todas as segundas-feiras, às 19h30, de maio a dezembro
Entrada: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)
Opmerkingen