top of page
Buscar

Sabará se prepara para Corpus Christi 2025 com mobilização comunitária e valorização cultural

Sabará é conhecida por suas fortes tradições religiosas e culturais. Entre elas, o Corpus Christi se destaca como uma das manifestações mais emblemáticas. Em 2025, a celebração continua com suas características de mobilização coletiva, arte popular e valorização do patrimônio imaterial, com a confecção dos tradicionais tapetes de serragem colorida, marcada para o dia 18 de junho (quarta-feira), véspera do feriado.


A Prefeitura de Sabará, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, convida toda a comunidade a participar ativamente da produção dos tapetes, que será realizada no Centro Histórico, especialmente nas ruas Dom Pedro II, Comendador Viana e nas proximidades da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição (Praça Getúlio Vargas).


O ponto de encontro será no Solar do Padre Correia (Rua Dom Pedro II, nº 200), a partir das 9 horas, onde os voluntários recebem as orientações. Não é necessário realizar inscrição prévia. A mobilização na Rua Comendador Viana terá início às 18 horas. Já na Igreja Matriz, a montagem dos tapetes acontece tradicionalmente durante a madrugada de quarta para quinta-feira.



Evento no Teatro Municipal:


Dentro das mobilizações para a data, a Secretaria de Cultura promoverá, na terça-feira, 17 de junho, o evento “Tradição e cultura no Corpus Christi em Sabará”, no Teatro Municipal. Na ocasião, o professor e antropólogo Frederico Moreira apresentará os resultados de sua pesquisa de doutorado pela UFMG, abordando as tradições e as pessoas que, ano após ano, mantêm a celebração viva em Sabará. O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade, com início às 19 horas.



Mais do que fé, uma expressão cultural


A celebração de Corpus Christi em Sabará é marcada por missas solenes e uma procissão que percorre ruas enfeitadas com os tapetes de serragem coloridos e outros materiais naturais. Os desenhos trazem símbolos religiosos e expressões da criatividade popular, sendo uma forma de devoção e também de arte efêmera, considerada um verdadeiro patrimônio cultural imaterial da cidade.


A tradição dos tapetes de Corpus Christi chegou ao Brasil durante o período colonial e se enraizou profundamente na cultura mineira. Em Sabará, a confecção envolve não apenas as Paróquias de Nossa Senhora do Rosário e de Nossa Senhora da Conceição, mas também irmandades religiosas, artistas locais e diversos outros segmentos da comunidade.


Serviço: Sabará se prepara para Corpus Christi 2025 com mobilização comunitária e valorização cultural


Programação:


18/06 - 10h Montagem de tapetes


19/06 - 8h missa


9h: Procissão


Informações: Paula Granja Assessoria de Imprensa: (31) 996492968

 
 
 

Comentários


  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
  • TikTok
Copyright ©RONALDOFISH | 2024 - Todos os direitos reservados.
 
bottom of page