Savassi Festival inaugura novos escritórios exclusivos para mulheres
- pennaxavier
- 8 de jun.
- 2 min de leitura
Festival inicia calendário da extensa programação com foco em atividades formativas que buscam transformar a participação de mulheres na cena musical

O Savassi Festival volta a movimentar a cidade de Belo Horizonte no ritmo do jazz e da música instrumental, entre 23 e 29 de junho . Em sua 23ª edição, além de shows e ensaios abertos ao público, o evento reafirma seu compromisso com a formação artística, lançando dois novos escritórios exclusivos exclusivos para mulheres.
Com foco em ampliar a presença feminina na cadeia produtiva da música, as oficinas abordam diferentes áreas do fazer musical: sonorização, discotecagem, desenvolvimento técnico e criativo para instrumentistas e gestão de carreira. As inscrições nas atividades podem ser realizadas de forma gratuita no site savassifestival.com.br .
Uma das novidades é o oficina de sonorização, que até dia 20 de junho , visa apresentar conceitos básicos do processo de sonorização e de engenharia de áudio para mulheres, que ainda participam um pouco dessa etapa essencial do fazer musical. A oficina foi criada e ministrada por Flora Guerra, engenheira e técnica de som com 16 anos de experiência no setor.
Os alunos que completam a carga horária do workshop terão a oportunidade de acompanhar o trabalho nas atividades do festival, realizando uma ponte entre os ensinamentos do workshop e a prática profissional. O objetivo maior é ampliar a participação das mulheres nessa atividade fundamental da produção de shows e espetáculos.
Outra foi a oficina RISCA - Uma introdução à discotecagem, que aconteceu em novidade maio. Voltada para mulheres e público LGBTQIAP+, uma atividade liderada por Pat Manoese apresentou ferramentas e conhecimentos essenciais para se começar na profissão de DJ.
A residência artística TRAMA também está de volta. Durante os dias do festival, a atividade combina o desenvolvimento técnico e criativo com ferramentas práticas de planejamento e gestão de carreira. Voltada principalmente para mulheres instrumentistas, a TRAMA amplia seu alcance ao abrir espaço para pessoas negras, indígenas e da comunidade LGBTQIAPN+
Conduzida por Glaw Nader, pesquisadora, professora, instrumentista e cantora reconhecida na cena do jazz e da música instrumental em Belo Horizonte, a residência oferece um espaço de acolhimento, aprendizado e capacitação para musicistas independentes.
O Savassi Festival conta com o patrocínio do @institutounimedbh, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, do Ministério da Cultura.
SERVIÇO
Oficina de Sonorização, com Flora Guerra
16 a 20 de junho
Local: Ototói
Av do Contorno, 5602 - Savassi
TRAMA - Treinamento e Residência para artistas na música
23 a 27 de junho
Local: Conservatório UFMG
Av. Afonso Pena, 1534 - Centro, Belo Horizonte
Inscrições: https://savassifestival.com.br/home/




Comentários