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Semana do Consumidor, Dia do Consumidor ou Black Friday: Saiba o melhor momento para comprar




A Card, empresa especialista em levar fluxo  para os negócios através de


maquininhas de cartões, explica que, apesar de terem o mesmo objetivo,


ações promocionais possuem vantagens diferentes



A Semana do Consumidor e a Black Friday são datas que o comércio usa


para aplicar grandes descontos, promoções e diversas outras condições


para os consumidores. Apesar disso, cada temporada possui as suas


vantagens que podem ser aproveitadas de maneiras diferentes pelos


clientes.



Diferença entre Dia do Consumidor e Black Friday



Todo dia 15 de março é comemorado o Dia do Consumidor, data que surgiu


nos Estados Unidos, na década de 1960, a Semana do Consumidor é uma


derivação da data e chegou ao Brasil, em 2014.



A ideia, na época, foi apoiada por 500 e-commerces para movimentar o


comércio no começo do ano e fazer crescer as vendas antes do Dia das


Mães, que é celebrado em maio.



No Dia do Consumidor acontecem promoções com o foco de retenção de


clientes, para que sempre voltem a comprar em determinado


estabelecimento em razão do custo e benefício. “A data também é usada


pelo comércio para eliminar o excesso de produtos dos estoques de verão,


Natal ou da própria Black Friday”, analisa Daniel Rodrigues, Gerente de


Marketing da Card.



Além dos descontos, os lojistas podem oferecer aos compradores frete


grátis, opções facilitadas de parcelamento, brindes a partir de um


determinado valor em compras atingido e outras alternativas que


aproximam a relação entre a empresa e o consumidor.



Já a Black Friday também surgiu nos Estados Unidos e ficou popular nos


anos 90. Ela possui caráter comercial e sempre acontece na última


sexta-feira de novembro mundialmente para impulsionar as compras de


final de ano.



“Geralmente os lojistas aplicam descontos consideráveis em diversos


produtos, principalmente voltados para o setor de eletrônicos e


eletrodomésticos. Ela ganhou popularidade no Brasil em 2010”, afirma.



Qual temporada de descontos compensa mais?



A necessidade de compra do consumidor é quem vai determinar. “A Black


Friday é mais forte no comércio, assim as lojas costumam preparar mais e


maiores descontos para a data. E por ser mais popular, costuma oferecer


os maiores descontos em produtos. Por isso, se o objetivo é comprar uma


geladeira ou um computador, vale a pena aguardar a última sexta-feira de


novembro”, observa.



Já a Semana do Consumidor, por acontecer em mais dias do ano, é ideal


para buscar descontos em compras menores. “Isso vale para alimentos,


serviços por assinatura, roupas, artigos de beleza e produtos de saúde”,


orienta.



Apesar disso, durante a Semana do Consumidor, existem lojas que oferecem


descontos iguais ou até maiores do que na Black Friday. “Em 2024, aliás,


isso é uma possibilidade, já que a Black Friday de 2023 foi a segunda


pior da história, segundo o Valor Econômico”, finaliza.



Sobre a CARD



A CARD está há mais de 20 anos no mercado. Atua em parceria com diversas


empresas de todo o País com a missão de proporcionar as melhores


soluções de Telecom, pagamentos, recargas e outros serviços.



Foto: Jürgen Jester/Pixabay

 
 
 

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