Sistema Fecomércio MG reverencia Patrimônios Vivos de Minas e do Brasil no Voz
- pennaxavier
- 20 de mai. de 2025
- 4 min de leitura
Evento será realizado nos dias 6 e 7 de junho, no Sesc Palladium, com debates, workshops e rodas de conversa que privilegiam o público das periferias; ingressos disponíveis estão a partir desta sexta-feira (23/05)

O Sistema Fecomércio MG realiza, nos dias 6 e 7 de junho (sexta e sábado), no Sesc Palladium, mais uma edição do Voz . Neste ano, o evento, além de discutir temas atuais do fazer cultural, reverencia os Patrimônios Vivos da cultura brasileira e convida o público a considerar, em vida, pessoas que, por suas trajetórias e contribuições, contribuíram-se referência em seus territórios e preservam saberes e técnicas tradicionais.
A programação inclui debates, workshops e rodas de conversa que promovem reflexões sobre a prática cultural e seus desafios na atualidade. Alguns destaques são o mineiro Kdu dos Anjo conversando com Gabi Amarantos , e o artista e pesquisador do Hip-Hop de Belo Horizonte, Roger Deff, em um diálogo com o rapper e ator Xamã, além de uma apresentação do Bloco Swing Safado.
As atividades são gratuitas, com exceções que ocorrem no Grande Teatro, cujo acesso requer a doação de R$ 10, destinado ao Programa Sesc Mesa Brasil.
Patrimônios Vivos
Entre os Patrimônios Vivos presentes nesta edição está Maurício Tizumba , artista com carreira iniciada nos anos 1960, reconhecido por sua atuação na cultura afro-brasileira e pelo vínculo com o congado mineiro. Além de sua trajetória artística, Tizumba é um defensor da democratização cultural, levando a arte a espaços públicos e comunitários, e inspirando novas gerações.
Participa também a escritora, advogada, pedagoga e professora indígena Denízia Kawany Fulkaxó , da etnia Kariri-Xocó. Autora de livros infantis e juvenis sobre a cultura de seu povo, ela é mestra em História e especialista em Direito Penal e Processual Penal. Denízia se destaca na defesa dos direitos indígenas e na valorização dos saberes ancestrais por meio da literatura.
A força do evento também está na vivência do público, que se envolve com as discussões e trocas compartilhadas. Luísa Nonato, de 30 anos, moradora do Aglomerado da Serra e integrante do Bloco Seu Vizinho, esteve presente em 2024 e destaca os impactos dessa experiência em seu dia a dia enquanto trabalhadora da cultura e da educação.
“Participei nos dois dias junto com o pessoal do bloco. Ouvi o Marcelo D2 falar sobre o álbum IBORU, o que me fez querer conhecer ainda mais seu processo criativo. Estive também em uma roda de conversa com um indígena marajoara sobre alimentação ancestral, o que me fez repensar minhas escolhas diárias. O evento me conectou com a cultura de forma ampla, e já estou ansioso pela edição deste ano”, afirma.
Programação completa
06/06, Sexta-feira
19h30 – Apresentação: A Velha Guarda do Soul
Local: Foyer Rio de Janeiro
Entrada franca mediante lotação de espaço
20h30 – Bate-papo: Kdu dos Anjos conversa com Gaby Amarantos
Local: Grande Teatro
Ingressos retirados do Sympla ou da bilheteria do Palladium
07/06, Sábado
10h30 – Roda de conversa: Corpo território
Convidados: Denizia Kawany Fulkaxó, Paulo Vitor-PV e Aline Aguiar | Mediação: Luiz Antônio Simas
Local: Teatro de Bolso
Ingressos retirados do Sympla ou da bilheteria do Palladium
14h – Roda de conversa: Memórias e Patrimônios Vivos
Convidados: Maurício Tizumba, Beth Coutinho e Anísia Lima | Mediação: Rafael Tcha Tcha
Local: Teatro de Bolso
Ingressos retirados do Sympla ou da bilheteria do Palladium
16h30 – Oficina: Pigmentação da Resistência
Ministro: Sol Terena
Local: Espaço Jardim
Inscrições pelo site mais.sescmg.com.br/voz
16h30 – Oficina: Coco Corpo Rítmico
Ministrante: Lauriza Anastácio
Local: Foyer Augusto de Lima
Inscrições pelo site mais.sescmg.com.br/voz
16h30 – Oficina de cerâmica
Ministrante: Anísia Lima
Local: Mezanino
Inscrições pelo site mais.sescmg.com.br/voz
19h – Bate-papo: Roger Deff conversa com Xamã
Local: Grande Teatro
Ingressos retirados do Sympla ou da bilheteria do Palladium
20h30 – Apresentação: Bloco Swing Safado
Local: Grande Teatro
Entrada franca mediante lotação de espaço
Entradas
Ingressos estarão disponíveis a partir desta sexta-feira (23/05) na plataforma Sympla e, de quarta a domingo, das 12h às 20h, na bilheteria do Sesc Palladium. Neste ano, o acesso às atividades do Grande Teatro exige uma contribuição solidária de R$ 10, destinada ao Programa Sesc Mesa Brasil.
As demais atrações são gratuitas. As ações no Teatro de Bolso podem ser reservadas no Sympla ou na bilheteria do Palladium, nas mesmas datas e horários. Já as inscrições para os escritórios estarão disponíveis por meio de um questionário no site https://mais.sescmg.com.br/voz , também a partir desta sexta (23/05).
Sobre o Voz
Desde o ano passado, o Voz promove diálogos, reflexões e a troca de conhecimentos sobre as diversas manifestações culturais. A última edição contou com a presença de nomes como Marcelo D2, Lázaro Ramos, Branca Vianna, Tamara Franklin e Camilo Gan.
A proposta é possibilitar conversas sobre renovação, criar conexões e pensar, dentre outros assuntos, sobre o papel simbólico e histórico de agentes culturais como mestres da cultura popular, artes e lideranças comunitárias.
Mais informações pelo site: https://mais.sescmg.com.br/voz
SERVIÇO
Voz 2025
Data: 6 e 7 de junho
Ingressos : a partir de 23/05 no Sympla ou no Sesc Palladium
Local: Sesc Palladium ( rua Rio de Janeiro, 1046 - Centro, Belo Horizonte )
Mais informações: https://mais.sescmg.com.br/voz




Comentários