top of page
Buscar

Virada Sustentável Belo Horizonte ocupa a cidade entre os dias 7 e 11 de maio, com música, teatro, artes visuais, intervenções urbanas,fórum, oficinas, feiras e gastronomia



Primeira edição do maior festival de sustentabilidade da América Latina na capital mineira lança as primeiras atividades da programação


ree

Belo Horizonte vai receber, pela primeira vez, a Virada Sustentável , maior festival de sustentabilidade da América Latina. A edição inédita na capital mineira será realizada entre os dias 7 e 11 de maio de 2025 , com uma programação gratuita e diversa em espaços públicos da cidade. O hipercentro se transforma em um grande palco para a programação, que ocupa a Rua Sapucaí, o Palácio das Artes, a Casa Sapucaí, o CRJ, o Viaduto Santa Tereza, o Teatro Espanca, a Praça Sete e locais ao ar livre em diferentes regiões.


Com patrocínio da Cemig e realização do Ministério da Cultura e Governo Federal via Leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura, a Virada Sustentável BH marca o início de uma nova jornada para a cidade, integrando ações locais a uma rede nacional que já movimentou milhões de pessoas em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Salvador, Porto Alegre e Manaus. A edição mineira foi pensada para refletir os desafios e as potências locais, oferecendo um espaço de diálogo e criação para iniciativas comprometidas com o desenvolvimento sustentável.


“A sustentabilidade é uma marca da Cemig desde o seu nascimento, há mais de 70 anos. Temos um parque gerador 100% renovável e implementamos uma série de ações que são apresentadas para a descarbonização da economia mineira, com reconhecimentos nacionais e internacionais. Com o apoio à primeira edição da Virada Sustentável, reafirmamos nosso compromisso com a orientação ESG e ajudamos a dar visibilidade a iniciativas e expressões culturais fundamentais para uma sociedade mais igualitária e inclusiva”, destaca o gerente de Sustentabilidade da Cemig, Adieliton Galvão.


A Rua Sapucaí vai reunir feiras, oficinas, espetáculos, shows, disciplinas e gastronomia sustentável. No Palco Sapucaí, há atrações como Duelo de MCs, Adriana Araújo canta Alcione, Lá da Favelinha, entre outras.


As instalações e intervenções de artes visuais espalhadas pela cidade são um destaque, como a pintura da escadaria do metrô da Sapucaí pelo artista Bruno Ulhoa e a instalação “Raízes do Amanhã”, de Ananda Cola, no CRJ. Exposições como “Até no lixão nasce flor”, com obras feitas a partir de resíduos reaproveitados, também compõem o circuito visual da Virada.


A programação inclui, ainda, o Fórum Virada Sustentável , nos dias 8 e 9 de maio, no Auditório da Cemig, promovendo debates sobre soluções sustentáveis, inovação, clima e justiça social, com a presença de especialistas, representantes de coletivos e agentes públicos. Palestras e painéis levantam temas como eficiência energética, soluções sustentáveis e papel da juventude nas transformações


"O objetivo da Virada Sustentável é apresentar os temas de sustentabilidade de maneira criativa, atraente e engajadora para a população, a partir de uma escuta e participação essencialmente local. Há muito tempo que chegaríamos a Belo Horizonte, com tantos atores e organizações relevantes, e não temos dúvidas de que será um sucesso", comenta André Palhano, cofundador da Virada Sustentável.



atrações selecionadas na chamada pública


Entre as atrações já anunciadas estão as selecionadas pela chamada pública, que inclui a performance "Amor! Amuro" , de Mag Magrela, refletindo sobre as barreiras que construímos entre nós; a exposição "Até no lixão nascente flor" , com obras de jovens artistas feitas a partir de resíduos reaproveitados; o espetáculo Cabaré Fitness , da Trupe Estrela, que mistura política e festa em formato de cabaré contemporâneo; e o Paráiso Veg , festival vegano com feira de produtos, música ao vivo e adoção de animais.


Também integram a programação: Hip-Hop Cypher Pipoca e Combate – Edição Sustentável , com rodas de conversa, batalhas de break e celebrações da cultura hip-hop; a performance “Caminho das Águas: Entre Rios e Ruas” , que percorre o trajeto de córregos invisibilizados no centro de BH; a intervenção “Re'Cria – Artes que Inspiram e Conectam” , com oficinas manuais de crochê, mandalas e bordado com materiais reaproveitados; o Tweed Ride BH – Edição Dia das Mães , que convida os participantes a resgatar o charme do ciclismo clássico, usa figurinos que remetem aos anos 40 e pedalando em bicicletas antigas pelas ruas da capital mineira.


Ainda entre os selecionados estão: Workshop do Coletivo Movidade , apresentações à participação democrática da juventude; o Sarau das Cachorras – Café com Flores , com poesia, performance e roda de conversa afetiva; a Oficina de Plantio – O que fazer? E não fazer? , que ensina agroecologia para crianças em ambiente urbano; e o espetáculo teatral “Dona Recicla e Senhorita Biosfera” , que aborda de forma lúdica temas como reciclagem, compostagem e consumo consciente.


Outros nomes e atividades da programação associada serão anunciados nas próximas semanas, consolidando uma agenda potente e coletiva de ocupação artística, reflexão e celebração da sustentabilidade em Belo Horizonte.



Sobre a Virada Sustentável


O evento, que desde 2011 promove ocupações nas grandes cidades brasileiras, propõe uma experiência transformadora, em que arte, educação, cultura e engajamento social se realizam para promover um futuro mais justo, colaborativo e sustentável.


Mais do que um festival, a Virada Sustentável é uma plataforma de mobilização que utiliza a cultura como ferramenta para ampliar a consciência ambiental e social, estimulando o debate sobre temas como mudanças climáticas, biodiversidade, consumo consciente, economia circular, justiça social e bem-estar coletivo. Em cada cidade por onde passa, o festival mapeia e conecta agentes de transformação que já atuam em seus territórios, gerando conexões entre coletivos, organizações, artistas, educadores, gestores públicos e a sociedade civil.



Cemig: a energia da cultura


A Cemig é a maior incentivadora da cultura em Minas Gerais e, ao longo de sua história, a empresa reforça seu compromisso em patrocinar as expressões artísticas existentes no estado, de maneira a abraçar e acolher a cultura mineira em toda a sua diversidade. Os projetos e atrações patrocinados pela Cemig têm como objetivo beneficiar o maior número de pessoas, nas diferentes regiões do estado, promovendo a democratização do acesso às práticas culturais. Ao investir, incentivar e contribuir o crescimento do setor cultural em Minas Gerais, a Cemig contribui para dar vida à arte, refletindo o posicionamento da Companhia em ser uma indutora do desenvolvimento social e econômico de Minas Gerais.



SERVIÇO

Virada Sustentável – Edição Belo Horizonte

7 a 11 de maio de 2025

Belo Horizonte – MG

Programação gratuita

Instagram: @viradasustentavelbh

 
 
 

Comentários


  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
  • TikTok
Copyright ©RONALDOFISH | 2024 - Todos os direitos reservados.
 
bottom of page